sábado, setembro 02, 2006

Sensualidade feminina



Apesar da bruma húmida que envolve a noite, cheguei agora a casa de um bom momento passado com um grande amigo. Incrível como os nossos bocados de tempo passados juntos variam tanto de conteúdo temático, consoante o estado de espírito de ambos. Hoje o tema principal foi em torno da beleza feminina: estratégias de apresentação estética que as mulheres utilizam; os diferentes pontos de vista na apreciação masculina de tais comportamentos; e sobre mim. Segundo o meu amigo - e passo a citar - sou 'burra por não tirar partido e explorar os atributos privilegiados da minha beleza física', podendo com isso ter filas de homens atrás de mim. Ele considera que nos meus comportamentos por vezes sobressaem 'toques de sensualidade atroz' que, bem trabalhados poderiam ter efeitos interessante com a maioria dos homens.

Argumentei que não me considero ser por norma uma mulher sensual, mas sei ser sensual com quem devo. Sou muito espontânea e transparente e se tentasse tirar partido de algumas características, referidas por ele como atributos positivos à minha beleza, estes comportamentos soariam a artificiais e esforçados. Não me considero ser uma mulher estonteante, mas tenho auto-estima suficiente para saber que tenho características que são atraentes para muitos homens, muito por causa de eu própria as valorizar e gostar. Gosto dos meus olhos castanho-esverdeados, que condizem com a cor natural do cabelo em tons de mel. Gosto do meu pescoço delgado e da minha silhueta bem curvada e delineada. Gosto da localização estratégica de dois sinais que tenho muito sexys. Gosto da minha postura assim descontraida e não concentrada na sedução do outro.

Penso que a classificação da beleza é muito relativa. Há aquela beleza física indiscutível para qualquer um, mas quando se conhece bem uma pessoa, muitas vezes o achar que alguém é belo é um mero reflexo da beleza interior para o exterior. Para além disso, o que é belo aos olhos de um, pode ser ser horrível aos olhos de outro. São gostos e preferências que diferem de pessoa para pessoa.. felizmente! É muito relativo.

14 Comments:

Blogger Marquês said...

Não podia concordar mais contigo.
Até porque a vida me ensinou que muitas vezes as pessoas mais "cheias" por fora são as mais "vazias" por dentro.
Quanto a sensualidade acho que a tens toda, pelo menos por dentro onde ela não corre o risco de passar a ser vulgaridade.

Um beijo húmido como a bruma que envolve a noite.

2/9/06 05:49  
Anonymous Anónimo said...

Pode haver dois tipos de sensualidade, na minha opinião. Uma tem que ver com a aparência, com o olhar, com a voz, com um gesto.Essa é primária, instintiva e linear. Mas há a sensualidade da conversa, dos interesses, da postura perante os outros, perante nós mesmos e perante a vida. Uma cabeça com tabus e "teias de aranha" da cultura judaico-cristã, sempre achará o corpo, o sexo, os sentidos, como reflexos pecaminosos e repremíveis. Haja em vista o mito da virgindade de Maria ou a difícil relação com a nudez e o prazer. Um pessoa de espírito aberto, curiosa face aos mistérios da vida concreta, que se aceite a dimensão erótica do corpo, que busque a satisfação de si e do outro, essa pode ser mais sensual, sem problemas.Mas, a meu ver, a sensualidade resulta, também, da experiência, da segurança própria e de alguma maturidade que ensinam a saborear as coisas e os momentos.
A sensualidade e o erotismo não se ajustam a pressas juvenis, antes ao lento consumo dos dias.

2/9/06 16:37  
Anonymous Anónimo said...

TODAS as pessoas têm a sua própria beleza, que não é susceptivel de comparações.

Comparar a beleza de cada um, com a beleza de x y ou z... parece mais um complexo de inferioridade.

Há mulheres lindas por fora, e tb lindas por dentro.
há as bonitas por fora, e feias por dentro.
há tb as feias nos dois aspectos.
e finalmente as feias por fora e bonitas por dentro.

há de tudo! somos o que somos, nem mais nem menos que os outros.

para quê comparações?

2/9/06 17:25  
Anonymous Anónimo said...

A sensualidade é algo que emana de cada pessoa que a tem ou não. Sente-se e vê-se, mas também está muito nos olhos de quem vê.
Depois, cada um é como cada qual, também concordo com o/a rnp disse.

Mas tens sensualidade em ti, sim. Sente-se.

Beijo doce

3/9/06 14:05  
Blogger ® Jasmin said...

eu:
Acho que não sou 'cheia', nem sou 'vazia', quer por dentro e por fora. Quanto à vulgaridade, acho que não corro risco algum. Como costumo dizer, a minha pele é muito branca e fina.. sou muito transparente!
beijo grande

3/9/06 18:37  
Blogger ® Jasmin said...

Líseo:
Concordo plenamente contigo quando dizes que a sensualidade muitas vezes vem da experiência de vida.
Diria até que actualmente sou aquilo que sou, graças às relações amorosas que tive. Foi da segurança que me deram que construí a minha.
beijo suave

3/9/06 18:48  
Blogger ® Jasmin said...

rnp:
Gosto da sabedoria popular de muitos ditados antigos. Há um que resume bem o que disse e dizes: 'Quem ama o feio, bonito lhe parece'.
Sem dúvida que a beleza está nos olhos de quem a vê!
beijinhos

3/9/06 18:51  
Blogger ® Jasmin said...

sutra:
Algo que não disse e parece ser importante é o facto deste meu amigo não saber da existência deste blog. Nunca referi isto a ninguém meu conhecido e não pretendo fazê-lo.
Por isso disse que sei ser sensual com quem quero. Talvez nem sempre o demonstre, ou talvez esteja sempre presente.. mas depende sempre de quem o vê!
beijinhos ternos e doces

3/9/06 19:02  
Blogger Marquês said...

O meu comentário tinha tudo de elogioso a respeito da tua pessoa.
Quando disse aquilo não me estava referir a tí. Mas a uma generalidade.
Espero que assim o tenhas entendido.

Um beijo transparente

3/9/06 22:08  
Anonymous Anónimo said...

A sensualidade é coma a bruam sente-se algumas vezes com a claridade outas com a escuridão.
Bj
Doceman

3/9/06 22:12  
Blogger Paulo Carvalho said...

Gosto do cheiro desta flôr.

3/9/06 23:19  
Blogger ® Jasmin said...

eu:
Percebi perfeitamente o teor das tuas palavras. Talvez tenha pegado mal nelas.
Obrigada pelos grandes elogios que me tens feito! :)
beijo terno

4/9/06 00:04  
Blogger ® Jasmin said...

Doceman:
A minha sensualidade vê-se quando se levanta a pontinha do véu da bruma.
beijos

4/9/06 00:07  
Blogger ® Jasmin said...

Coyote:
:)
beijo com um pouco de aroma

4/9/06 00:08  

Enviar um comentário

<< Home